Frango 041 e a Poedeira 051
As novas linhagens foram desenvolvidas pela Embrapa. É o Frango 041 e a Poedeira 051. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária trabalhou para melhorar a produção de frangos de corte e de galinhas de postura. O trabalho foi pensado usando tecnologias voltadas para a agricultura familiar. Outra pesquisa apresenta um sistema alternativo de produção de galinhas em parque ou semi–intensivo. O funcionamento do novo programa utiliza frangas criadas e recriadas no sistema intensivo de produção até 16 semanas de idade. A partir desta idade, utiliza-se rações balanceadas à vontade e suplementação com legumes e verdes de horta com controle sanitário necessário. As características especiais dessa tecnologia estão ligadas à grande contribuição que a atividade avícola semi-confinada pode trazer para as propriedades rurais na diversificação das atividades, rotatividade do capital investido, agregação de valor, atributos tais de grande apelo na geração de renda nas comunidades rurais a produção de carne e ovos, em sistemas de subsistência, quando integrada à produção agrícola ou à produção de hortifrutigranjeiros pode viabilizar a produção de proteína para famílias de baixo poder aquisitivo. As galinhas criadas nesses sistemas (semi-intensivo) produzem carne com textura diferenciada e ovos com maior pigmentação, o que termina por conferir melhor aspecto e sabor aos pratos. Para essa escala de produção, a Embrapa recomenda as linhagens de dupla aptidão como a Label Rouge, Caipira Pedrez e a Poedeira Colonial Embrapa em função das práticas relacionadas ao sistema misto de produção.
As novas Linhagens
A Poedeira Embrapa 051 é uma galinha híbrida, semi-pesada, ideal para criações coloniais à solta, com boa capacidade de produção de ovos de casca marrom. Ao final do ciclo de postura pode ser abatida para o consumo doméstico ou para a venda como galinha, da mesma forma que as matrizes pesadas. As galinhas iniciam a postura com 1.900 g, às 21 semanas e seguem produzindo até às 80 semanas de idade. Neste período a produção total é cerca de 280 ovos, quando alcançam o peso de 2.820 g. Durante toda a vida elas consomem, em média, 55 kg de ração. Os machos da criação, quando aproveitados para corte podem ser abatidos com 120 dias de idade com peso médio de 2.500g. A produção pode ser utilizada para consumo familiar e a comercialização do excesso como agregação de valor ao produto.
O Frango Colonial Embrapa 041 está ajudando a atender a necessidade do mercado consumidor por produtos agroecológicos. Em nove estados brasileiros, 672 produtores independentes ou ligados a cooperativas utilizam o frango colonial da Embrapa para aumentar a renda em suas propriedades. A forma como é criado o Embrapa 041 e sua composição genética fazem com que a pele se torne mais pigmentada (amarela). O Frango Colonial da Embrapa está dando uma nova alternativa de renda aos pequenos produtores de todo o Brasil. O 041 é um frango criado dentro de um sistema agroecológico. Abatido aos 84 dias, ele oferece uma carne menos gordurosa, mais saborosa e mais consistente, não se desmanchando na hora de cozinhar.
Os alimentos alternativos são aqueles que usualmente não compõem as dietas da galinhas, mas que se soubermos suas composições químicas e os manipularmos da forma correta podem suprir as necessidades alimentares das aves. Esses alimentos são recomendados para compor a dieta de galinhas naturalizadas, conhecidas como caipiras, por ajudar a manter as características que as diferenciam das galinhas criadas em sistema intensivo.
O pesquisador do convênio da Embrapa Meio-Norte com a Universidade Estadual do Piauí, Firmino Barbosa, explica que a própria observação cotidiana do produtor pode ajudá-lo a definir que alimentos fornecer para as galinhas caipiras. Em todo o Brasil se tem uma grande variedade de alimentos ditos alternativos. Alguns se destacam mais, como as farinhas das raízes e folhas de mandioca, algumas batatas, frutos de época, como manga, caju, laranja etc. e subprodutos resultantes do beneficiamento de produtos agrícolas, por exemplo.
Há mais de 50 anos aconteceu a industrialização da avicultura, com a inserção de tecnologias que tornaram possível a criação de aves da forma intensiva. Como resultado, seguindo esse sistema de produção, hoje é possível obter-se frangos pesando em média 2,3 kg vivos aos trinta e oito dias de vida e galinhas com postura de 300 ovos por ano.
Isso foi possível devido ao grande desenvolvimento genético, à adoção de medidas sanitárias revolucionárias na prevenção de doenças e de práticas de manejo que não provoquem estresse na aves. Outro ponto importante foi o desenvolvimento de formulações para que as dietas dessas aves atendam, com precisão, suas necessidades alimentares em cada fase de vida, levando em conta ainda a aptidão produtiva de cada plantel.
Para a produção de galinhas caipiras a recomendação é que se adote uma alimentação totalmente diferente, sem a incorporação de ingredientes sintéticos que promovam o crescimento mais rápido e acelerem a produção de ovos. Assim, o produtor consegue manter as peculiaridades que caracterizam as galinhas caipiras.
FOI MUITO BOM PARABÉNS PELO O BLOG
ResponderExcluirOnde posso encontrar pois pretendo iniciar uma criação.
ResponderExcluir